Trabalhar com cloud computing é a certeza de apostar em uma das tecnologias mais competitivas do mercado, atualizada e ideal para tornar um negócio realmente escalável.
Pensando nisso, separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre a área para dar os primeiros passos em direção a este futuro. Confira!
Cloud Computing – O que é e como funciona?
Antes de mais nada, vamos a um breve resumo sobre para você começar a entender a área.
Assim, o cloud computing se refere a uma tecnologia que vem ganhando espaço no mercado: a computação em nuvem.
Basicamente, provedores dispostos ao redor do globo conseguem trocar e fornecer dados para os usuários, facilitando o acesso a informação enquanto as mantém seguras.
Em síntese, podemos definir como uma infraestrutura que entrega recursos de TI a partir de uma demanda, a da sua empresa.
Como resultado, os preços são mais acessíveis e, na maior parte das vezes, fixos, podendo ser elevado a partir das suas necessidades.
Justamente por isso, permite que você escalone a sua empresa, crescendo aos poucos e tendo as tecnologias que precisa em mãos.
Essa tecnologia funciona através de servidores remotos.
Assim, os servidores conseguem conectar os recursos de acordo com o aparelho que você está usando, em qualquer lugar do mundo.
Inclusive, separamos um post que aponta as principais vantagens dessa funcionalidade para a sua empresa, clique aqui e confira.
Tipos de cloud computing
Atualmente, existem três variações dessa tecnologia disponíveis no mercado, sendo elas:
Pública:
Disponível para empresas e usuários gerais, toda a capacidade e armazenamento são disponibilizadas por terceiros.
Logo, o contratante fica responsável pelo que é enviado a nuvem e o provedor é quem garante a segurança e manutenção.
Vale destacar que, aqui, as informações ficam disponíveis para outros usuários da rede.
Privada:
Uma das mais usadas por instituições governamentais, a nuvem privada a infraestrutura do cloud computing fica em uma área especial. Ou seja, apenas quem tiver autorização consegue visualizar os dados.
Neste caso, o provedor consegue realizar a personalização e disponibilizar serviços.
Geralmente, esse tipo de serviço é ideal para as empresas que precisam oferecer maior gestão e privacidade dos dados, como as financeiras.
Híbrida:
Como o próprio nome diz, o cloud computing híbrido mescla os dois tipos anteriores, formando uma combinação de dados que podem ou não ser acessados.
Dessa forma, facilita o compartilhamento de algumas informações ao passo que mantém outras restritas.
Trabalhar com cloud computing – Conheça os principais serviços
De forma geral, o cloud computing faz uso de três tipos principais de serviços, cada qual subdividido e relevante a sua forma.
SaaS
SaaS OU Software como um Serviço, é o que garante o acesso da empresa que opera dessa forma a softwares de maneira direta e gratuita.
Basicamente, traz a vantagem de reduzir custos com licenças, instalações ou mesmo programas, já que você acessa através da rede online.
IaaS
A Infraestrutura como um Serviço é o que permite que você adquira recursos de acordo com uma demanda.
O que inclui data centers, serviços, soluções de hardware e outros, sempre voltados para a computação dos dados.
Basicamente, funciona de acordo com um aluguem, considerando as necessidades especificas da empresa e ideal para evitar custos extras no orçamento.
PaaS
Por fim, a Plataforma como um Serviço vem para oferecer recursos de acordo com a demanda de cada cliente. Seja para criar, mudar ou otimizar aplicações.
Ao mesmo tempo, inclui algum sistema operacional, como o Linux ou Windows, além da gestão dos bancos de dados.
Inclusive, não deixe de conferir os Materiais Educativos Gratuitos aqui da Webcenter para estar à par do mercado.
Já pensou em trabalhar com cloud computing?
Atualmente, a computação em nuvem surge como uma oportunidade para a maioria das empresas, sejam as menor ou grande porte.
Inclusive, nos últimos anos, novas discussões sobre as profissões e área do futuro tornaram-se cada vez mais recorrentes, mostrando a necessidade de inovar e não ficar preso as tecnologias do passado.
Então, a nuvem é um dos pontos altos, que traz benefícios interessantes para os negócios, desde a facilidade de acesos, preços mais acessíveis e redução na burocracia.
Logo, a tendência é que essa se torne a grande arma para os próximos anos e uma oportunidade de trabalho.
Inclusive, no quesito trabalho, é válido tanto para aqueles que querem atuar na área quanto para as empresas que querem alavancar seus serviços.
Para os profissionais, é essencial ficar de olho nas novidades do mercado, estudar os novos ramos e desenvolver meios de aplicação das soluções dentro das empresas.
Ou seja, além da venda, é essencial se prender um pouco mais ao pós clouding, para entender mais da demanda, mudanças, necessidades dos clientes e assim por diante.
Em outras palavras, unir teoria e prática e preparar-se para o mercado que já está em alta, mas que vai crescer ainda mais.
Aqui na Webcenter, trabalhamos com a ideia de consolidar o melhor da experiência de internet alinhado aos desafios do mercado.
Então, acompanhe a página e fique de olho no que está por vir para não perder nenhuma novidade do mercado e, se ainda ficou na dúvida, entre em contato com um de nossos especialistas.