Criar arquivos com o file system permite a atualização, leitura ou mesmo a eliminação de vários arquivos distintos.
Para isso, vamos ensinar o passo-a-passo no Jode.js. este é um ambiente do Java executado em server-side. Confira!
Passo-a-passo para criar arquivos com o File System
Para criar esses arquivos, você vai usar a biblioteca no método writeFile. Esse formato é assíncrono e assim que você insere a função é chamado call-back. Porém, só vai funcionar e executar corretamente ao criar o arquivo em tct.
Primeiro passo
Assim, o primeiro passo é criar o arquivo Java com o nome writeFile.js. Em seguida, é criado a requisição desse módulo, uma variável texto com o parágrado que será usado como exemplo.
Então, use o método writeFile e crie um arquivo com o nome newfile.txt. Aqui você vai inserir o conteúdo variável.
Segundo passo
O segundo passo começa com a criação de um arquivo java com o nome readFile.js.
Dentro deste arquivo, você vai criar também a requisição par ao módulo e usar o método (readfile), para conseguir ler o arquivo do Primeiro Passo. Por isso, adicione “utf-8” ao codificar os caracteres.
Agora, você usa o console.log e apresenta esse arquivo no Terminal NodeJS.
Método e argumento
Criar arquivos com file system envolve dois aspectos: método – nome do arquivo e argumento – o conteúdo do arquivo. Dentro do método você pode adicionar o path (caminho do arquivo).
No argumento você também vai inserir a “data”, nome do pequeno texto usado como exemplo. Caso queira, crie extensões desse arquivo em qualquer uma das estruturas dos dados através de um arquivo “.json”.
Enfim, cabe destacar que o ideal é não reutilizar o writefile seguidamente sem aguardar o callback. Já que ao fazer isso podem ocorrer erros ou inconsistências.
Criar arquivos com File System: dúvidas frequentes.
Como esses arquivos entram no repositório?
Esses arquivos criados são enviador para a pasta FTP. Dessa forma, apenas aquele que tem acesso a essa pasta conseguir verificar. Em alguns casos, o adm precisa fazer a configuração.
A minha pasta já tem um repositório. Por que criar outras?
Se o seu servidor já possui a pasta “repositório”, sendo aqui onde está o código de outros repositórios. Entretanto, neste local, não é o melhor para documentos.
Justamente por isso, é interessante criar outras pastas, garantindo o funcionamento do sistema de arquivos.
O que é FTP?
A sigla FTP se refere a File Transfer Protocol. Portanto, é um protocolo de transferência de arquivos.
Neste cenário, o FTP permite que você realize mudanças usando uma rede de computadores. Em outras palavras, você transfere esses arquivos de um computador para outro.
Métodos síncronos e assíncronos
Os métodos síncronos são aqueles que acontecem de forma simultânea, de forma imediata, em conjunto e garantindo uma interação mais completa. Cabe dizer que esses métodos podem ter alguns bloqueios no momento de execução.
A conversação física, por exemplo, é uma maneira de entender. Estando com a pessoa (ou mesmo falando ao telefone), você fala e o receptor recebe e responde.
Já os métodos assíncronos são aqueles que não acontecem simultaneamente. Na programação, esse método é usado para tentar combater os delays. Ou seja, para reduzir esse tempo de espera para que um programa seja executado.
Serviços Webcenter
Sabemos que entender e colocar todos esses conceitos na prática não é algo fácil.
Por isso, contamos com serviços de alta performance em pacotes de soluções feitos sob medida para o seu negócio. Com isso, você será capaz de eliminar os custos altos em T.I e fazer parte da transformação digital. As soluções incluem:
Enfim, converse com um dos consultores especialistas, tire suas dúvidas, esclareça suas necessidades e comece a alavancar a produtividade da sua empresa, reduzir gastos e aproveitar melhor os investimentos.